Advisor, ou mentor, ou conselheiro de startups, é uma pessoa que orienta o empreendedor na estruturação de seu negócio bem como apoia na captação de investimentos.
O Advisor, normalmente, dedica algumas horas a sua Startup, por um período que pode variar de 2 a 6 meses ou mais.
Já o prestador de serviço (ex.: advogados, contadores, desenvolvedores, etc.) efetivam trabalhos específicos de acordo com as necessidades da startup.
A remuneração de um Advisor pode estar estabelecida, por horas trabalhadas ou o valor que receberia em dinheiro pelas horas trabalhadas, converte-se em participação societária, por um valor (valuation) da startup negociado entre ambos, como se fosse um investimento do conselheiro/prestador de serviço na startup. Esta participação pode ser na forma de opções de ações (stock options) para que o conselheiro não tenha que colocar seu nome de imediato na sociedade, fazendo-o apenas quando estiver ativa.
Podem atuar como Advisor todos os profissionais que tenham uma ótima qualificação e experiência profissional.
É comum um empreendedor procure potenciais investidores para serem seus Advisors na fase de estruturação do negócio, e que possa posteriormente se tornar investidor da mesma.
Todavia, é muito importante que todos os negócios da empresa, desde seu início, sejam devidamente documentados, para evitar desentendimentos no futuro.
Diante de tantas particularidade nota-se que é fundamental para o bom desenvolvimento do negócio uma assessoria jurídica especializada, uma atuação preventiva é sempre mais eficaz e menos onerosa para a empresa.
Nosso escritório tem como principal objetivo, entender a visão da Startup para elaborarmos documentos que possam representar os objetivos do cliente.
Caso tenha alguma questão não respondida, nos acione por nossos canais de comunicação: moadv@outlook.com ou WhatsApp
Comments