top of page

O que é Downgrade de Plano de Saúde?


Não cancele seu plano de saúde antes de ler este artigo.




O downgrade é uma das soluções viáveis para quem não está conseguindo pagar a mensalidade do plano de saúde, com ele você muda o padrão de cobertura para um nível mais simples, com a exclusão de alguns hospitais de alto custo, clínicas e laboratórios, da rede credenciada, assim haverá uma redução do valor da mensalidade.


Na hipótese de precisar de atendimento médico, todos os tratamentos estarão garantidos da mesma forma e apenas não poderão ser realizados nos hospitais e estabelecimentos que deixaram de ser credenciados em razão do downgrade.


Alguns consumidores acabam cancelando o plano de saúde original e contratanto outro, ao invés de fazer o downgrade.


O problema de tal atitude é que um novo contrato, obrigatorimente faz com que o consumidro tenha que cumprir novamente todos os prazos de carência, inclusive o de carência para doença preexistente, que é de 24 meses de contrato.


Se o consumidor quiser voltar para o plano com melhor padrão de cobertura, ele poderá requerer nova alteração (upgrade) e, nesse caso, só terá carência para os hospitais que forem integrados a nova rede credenciada do padrão superior e que não faziam parte da rede credenciada do padrão antigo.


Entretanto, muitas operadoras de saúde se recusam a fazer essa alteração, obrigando o consumidor a continuar com o plano no padrão originalmente contratado ou a cancelar o plano de saúde.


Essa negativa de alteração do padrão de cobertura, seja para nível inferior (downgrade) ou para superior (upgrade) é considerada abusiva pelo Poder Judiciário.






 

Entre em contato, para ter mais informações sobre este assunto:

bottom of page