top of page

Startup: O que é VENTURE CAPITAL ?


Venture Capital (VC) ou “capital de risco”.


É um investimento de recursos com retorno incerto, é um tipo de captação de recursos proporcionado por investidores ou fundos de investimentos, focada em empresas de até médio porte que e Startups com potencial de crescimento, porém novas e com faturamento baixo.


Este investimento visa não só injetar capital na empresa para ajudá-la a crescer, mas também influenciar diretamente no andamento e na gestão do negócio.


Isso contribui na criação de valor para a futura venda de participação acionária na empresa.


Segundo os dados da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), o total de capital comprometido pelos fundos de private equity e venture capital já chegam a R$ 153,2 bilhões, com aumento médio de 28% ao ano. Tais dados mostram que essa indústria vem apresentando um grande crescimento, mesmo com a recessão que o Brasil passou nos últimos anos.


Essa informação é relevante, uma vez que o venture capital e o private equity são um importante vetor de crescimento e consolidação de empresas, principalmente em economias mais desenvolvidas, como os Estados Unidos.


Porém, quando olhamos a evolução desse mercado por aqui em relação aos países desenvolvidos, verificamos que o investimento nesse setor ainda é baixo.

bottom of page