Startup: O que é BOOTSTRAPPING?


BOOTSTRAPPING é construir um negócio do zero, com recursos próprios, por sua conta e risco, ou seja, sem nenhum dinheiro ou aportes externos.


Cerca de 80% das startups surgem assim, e a média de capital inicial gira em torno dos 10 mil dólares.


O empreendedor é forçado a estar ainda mais atento ao caixa e às despesas para manter a startup financeiramente saudável.


Iniciar uma Startup com com recursos próprios, pode parecer arriscado, porém não significa que é impossível dar certo desta forma, vejam estes 2 exemplos de empresas que começaram assim: Microsoft e Dell. elas foram criadas por meio de bootstrapping.


Curiosidade, este nome surgiu a partir de um Ditado Inglês: “pull oneself up by one’s bootstraps” que, em português, significa algo como “puxar-se pelas próprias botas” e era utilizado para referir-se a tarefas praticamente impossíveis.


No entanto, a expressão foi ganhando novos contornos e, lá pela década de 1920, já queria dizer algo como melhorar a si mesmo sem a ajuda de ninguém, com seu próprio esforço, seu impulso pessoal. Esta metáfora gerou outras que seriam utilizadas para processos autossustentáveis.